Dicas para Substituir a Farinha de Trigo!

Como Substituir a Farinha de Trigo? Sem Gluten

Embora muitos falem sobre os malefícios da farinha de trigo e também do glúten, substância presente nela, a farinha de trigo traz benefícios para a saúde.

Dicas para substituir farinha

Ela é fonte de carboidratos, energia e ajuda a dar vitalidade para o sistema nervoso central. Por isso, cortar a farinha de trigo sem se preocupar com uma substituição à altura não é recomendado. Para quem deseja eliminar o trigo da dieta, a fim de ter um cardápio mais nutritivo e menos agressivo para o corpo, precisa saber como substituir o trigo para não ficar sem os seus benefícios. Nesse artigo vamos te ajudar com essa tarefa, mostrando quais são os alimentos que podem substituir a farinha de trigo em suas receitas e na sua dieta. Isso para que você possa ficar livre dos problemas que ele também pode causar, mas mantendo o lado bom desse alimento.

Substituindo o trigo por outras farinhas

Esses tipos de farinha que vamos te mostrar agora podem ser utilizados nas mesmas receitas que eram feitas com farina de trigo, cada um deles possui suas propriedades, e por isso, muita gente prefere fazer misturas, assim consegue um valor nutricional alto. Veja quais farinhas substituem o trigo:

Farinha de arroz integral

Possui fibras e antioxidantes que ajudam a manter a saúde e também previne o envelhecimento precoce. Essa farinha é uma das mais utilizadas para substituir o trigo, e pode estar presente em várias receitas, doces ou salgadas, como pães, tortas e bolos.

Farinha de soja

Também, chamada de fibra de soja, essa farinha tem poucas calorias, por isso é atrativa para quem deseja perder peso. Ela também concentra as propriedades da soja, sendo rica em fibras, cálcio e antioxidantes, além de proteínas e minerais. Pode ser utilizada para receitas de massas diversas, panquecas, pães, bolos e para engrossar caldos e molhos.

Farinha de chia

A chia é uma sementinha muito conhecida nas dietas, porque ajuda a causar sensação de saciedade. A farinha de chia também cumpre essa função e ainda é rica e fibras e proteínas de fácil digestão. Acrescente-a em todas as receitas ou misture diretamente com outras farinhas.

Farinha de tapioca

Essa é outra opção de quem deseja emagrecer e manter-se saciado. Ela pode ser utilizada diretamente na frigideira para preparar uma panqueca, e substitui pães, torradas e outros alimentos de farinha de trigo.

Farinha de trigo sarraceno

Uma grande vantagem da farinha de trigo sarraceno para a farinha de trigo branca é que a primeira possui praticamente o dobro de fibras. Além disso, essa farinha é rica em ferro, rutina magnésio, previne problemas cardíacos e melhora a saúde dos vasos sanguíneos.

Fubá

O fubá é uma opção interessante para substituir o trigo, especialmente porque seu preço é ótimo e ele é facilmente encontrado e qualquer supermercado. Possui vitaminas do complexo B, vitamina K e o dobro de fibras do trigo. Além disso, o fubá é uma boa fonte de energia e pode ser utilizado tanto em receitas doces como salgadas.

Farinha de grão-de-bico

Muito rica em proteínas, essa farinha é uma opção perfeita para se incluir no cardápio em substituição da farinha de trigo. Contém muitas vitaminas e fibras também, e por isso é tão nutritiva. Outra vantagem dessa farinha, é que ela tem resultados muito próximos à farinha de trigo nas receitas e não exige adaptações drásticas como as demais farinhas sem glúten. Especialmente nos pães ela tem um resultado muito bom.

Alimentos que podem complementar a sua dieta

E além de substituir o trigo por farinhas diferentes, você também pode incluir nas receitas alguns alimentos que ajudam a aumentar o valor nutricional das misturas e também melhoram a textura final. Veja só:

Mandioquinha

A mandioquinha também é conhecida como batata baroa, e pode ser utilizada com misturas de farinhas nas receitas de pães. Ela ajuda a dar leveza para massa, deixando-a mais saborosa. Possui diversas vitaminas e minerais também, como ferro, magnésio, cálcio, potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, vitamina C e betacaroteno. Assim, ajuda a manter equilibrado todo o organismo.

Batata doce

Esse tubérculo já se trata de um alimento presente nas dietas de quem precisa emagrecer ou pratica exercícios físicos. Rica em carboidratos do bem, ela também promove sensação de saciedade, porque demora para se converter em glicose. É rica em antioxidantes, betacaroteno, fibras, ferro, vitamina C e cálcio. Também ajuda a controlar o colesterol, a glicose e mantem a flora intestinal regular. Assim como a mandioquinha, pode ser misturada à massa de pães.

Quinoa em flocos

E para quem deseja manter a sensação de prazer que a farinha de trigo promove no organismo, a opção é a quinoa. Ela é fonte de triptofano, que também ajuda a relaxar, além de favorecer a memória e o aprendizado. É rica em nutrientes, inclusive proteínas e fibras, por isso, mantém o funcionamento do intestino em dia. Você pode acrescentá-la em suas receitas de massas. Fazendo as substituições certas, você alcança bons resultados em sua dieta e mantém um cardápio nutritivo sem comprometer sua saúde por eliminar o trigo da alimentação. Para quem quiser mais dicas, vou deixar este vídeo aqui embaixo:

Atualmente, não há produtos disponíveis nesta categoria.